Projeto OPPES
Projeto OPPES encerra 2022 com balanço positivo das ações
Atualizado: 14 de fev.
Projeto desenvolveu atividades durante todo o ano letivo por meio de ações com professores e estudantes da rede estadual

No ano de 2022, o ponto de partida do Observatório Permanente dos Preconceitos em Escolas de Sergipe (OPPES) consistiu em firmar parcerias com Escolas da Rede Estadual de ensino para execução das atividades planejadas pela equipe do projeto. No primeiro ano de atividade, o OPPES esteve presente em quatro Escolas da Rede Estadual de Sergipe. Primeiramente, foram realizados encontros com gestão e professores das escolas, nos quais os coordenadores do Observatório apresentam os objetivos do OPPES, os convidaram a aderir à parceria, onde também foi feito um levantamento de demandas e situações de cada escola.
Já a segunda etapa consistiu no desenvolvimento de atividades com professores por meio da realização de Grupos Focais com o tema preconceito. E, com os alunos, foram feitas ações de diagnóstico (pré-intervenção e pós-intervenção), "Identidade: Quem Sou Eu?", "Identidade e pertencimento a grupos sociais", "Identidade social e preconceito", "Identidade Étnico-Racial", "Identidade Sexuais e de gênero" e "Identidades Religiosas". Todas as atividades foram feitas de forma lúdica, utilizando recursos visuais e artísticos para que os alunos alcançassem o melhor entendimento sobre as temáticas expostas.
O OPPES esteve, em 2022, no Colégio Estadual 8 de Julho, Colégio Estadual Profa. Glorita Portugal, Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto de Lima e Colégio Estadual Armindo Guaraná.